Introdução

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos demonstrar como ocorreu a Segunda Guerra Mundial, as causas e os efeitos para as presentes e futuras gerações. Trataremos de citar os fatos ocorridos durante e após esse conflito, juntamente com as consequências do holocausto.

sábado, 18 de junho de 2011

Tribunal de Nuremberg


                                                                     


Logo após o fim da Segunda Guerra mundial, foi convocado um Tribunal na cidade de Nuremberg , na Alemanha, tendo como o objetivo principal, julgar os nazistas pelos crimes cometidos durante a segunda guerra.

O Tribunal de Nuremberg, julgou no total 199 homens sendo entre eles 21 deles líderes nazistas. Os crimes julgados foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial.

Esse tribunal foi criado devido um acordo firmado, em Londres entre os Estados Unidos, França e Grã- Bretanha e da ex- URSS. Entre as pessoas julgadas se encontrava o braço direito de Hitler, Herman Goering, que foi condenado á morte, mas antes de ser executado cometeu suicídio na prisão.
Primeiro foram julgados os processos contra os criminosos de guerra, ou seja, contra os nazistas, na época de 20 de novembro de 1945 a 01 de outubro de 1946.

Depois destes processos foram julgados os “processos de guerra”, que também levavam em conta os demais processos contra médicos, juristas, autoridades, entre outros.
No total o Tribunal de Nuremberg decretou 12 condenações de morte, 3 prisões pérpetuas, 2 condenações a prisão pelo tempo de 20 anos, uma a 15 e outra a 10 anos. Houveram ainda três absorvidos, Hans Fritzsche, Franz Von Papen e Hjalmar Schacht.

Segue tabela de alguns julgamentos do Tribunal de Nuremberg:
11 condenações à morte por enforcamento

Hermann Goering, Joachim Von Ribbentrop, Wilhelm Keitel, Ernst Kaltenbrunner, Alfred Rosenberg, Hans Frank, Wilhelm Frick, Julius Streicher, Fritz Sauckel, Alfred Jodl, Arthur Seyss-Inquart.

3 condenações a prisão perpétua
Rudolf Hess, Walther Funk, Erich Raeder.
2 condenações a 20 anos de prisão
Albert Speer, Balder von Schirach.
1 condenação a 15 anos de prisão
Konstantin von Neurath.
1 condenação a 10 anos de prisão
Karl Doenitz.
3 absolvições
Hans Fritzsche, Franz Von Papen e Hjalmar Schacht.


As sentenças foram executadas a 16 de Outubro de 1946. Os condenados com penas de prisão foram encarcerados na Prisão de Spandau, que após a morte do último destes prisioneiros, Rudolf Hess, em 1987, foi completamente destruída pelos Aliados. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Julgamentos_de_Nuremberg


Carlos Américo 9ªD

Video de Kseniya Simonova- comentário

                                                                              

A artista ucraniana kseniya Simonova, dramatiza  através de sua arte com areia, a invasão da Alemanha a Ucrânia, mostrando todo o sofrimento de seu povo, que antes vivia bem e em harmonia, e quando se viu estavam cercados por bombas.

Ao ver o vídeo, ficamos nos colocando no lugar daquelas pessoa que Simonova demonstra chorando. Pessoas essas que perderam casas, pais, filhos, avós... tudo por conta de uma bombardeio sem sentido, ou melhor somente com uma intenção a de matar, fazer pessoas sofrerem.

A artista também consegue demonstrar como a vida de seu povo mudou com a invasão alemã, antes uma mulher se vestia alegre, livre. E após a invasão ela tinha que tentar se esconder, e perdeu aquela sua alegria de antes.
 
Mas Simonova também demonstra a reconstrução de seu país, que se uniu e construiu uma nova Ucrânia, após a invasão da Alemanha, o que emocionou muitas das pessoa que estavam na platéia onde a artista se apresentava. 

Carlos Américo 9ªD

Consequências da Segunda Guerra mundial

                                                                           
 
A Segunda Guerra mundial acabou em 1945 e deixou para trás, mais de 40 milhões de mortos e cidades completamente destruídas, houveram milhares de pessoas que ficaram mutilados e também os que ficaram sem casa, sem pais, sem filhos, sem a família inteira.

Após o fim da guerra, o grupo dos Aliados criaram o Tribunal de Nuremberg para julgarem os fascistas pelo que eles denominaram de “crimes de guerra”. Os nazistas, que foram responsáveis pela morte de vários judeus e civis, foram condenados a pena de morte e a prisão perpétua.

Também logo após a guerra houve a criação da ONU (Organização da Nações Unidas), que hoje sempre que houver um confronto internacional, o Conselho de Segurança interfere e tenta resolver por meio de diálogos.  

Após a guerra o mundo iniciou uma nova fase da história, a de reconstrução, principalmente nas cidades mais atingidas. Os Estados Unidos e a antiga URSS saíram da guerra como as duas potências mundiais, sendo os americanos como a maior potência.  

A ex- União Soviética ficou em segundo lugar, com números finais de cerca de 25 milhões de mortos e boa parte de suas construções destruídas.

Uma das maiores consequências, após o fim da guerra, foi a rivalidade entre os Estados Unidos e a antiga URSS, rivalidade essa que ocasionou a Guerra Fria.

Também podemos afirmar que além de milhões de mortos, a guerra deixou um clima de"não a guerra" em todo o planeta, pois naquela o ser humano tinha chegado a onde ninguém podia imaginar, na destruição total. E também, depois da segunda guerra descobrimos, que com a guerra ninguém ganha, todos perdem.

http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/ 
Carlos Américo 9ºD

Operação Valquíria


 Filem escolhido:Operação Valquíria
Capa do filme.

A)O filme fala de um golpe de estado para tentar tirar Hitler, o coronel Claus von Stauffenberg interpretado por Tom Cruise por ter perdido um olho, e a mão e dois dedos da outra ,depois de uma missão fracassada do Terceiro Reich,volta a Alemanha com raiva do regime assassino de Hitler.Chegando a Alemanha começa a por em pratica um plano já existente a Operação Valquíria. Esse plano inicialmente traçado para uma emergência,no caso da Alemanha ser bombardeada em massa, se adéqua a revolta do grupo contra as atitudes ditatoriais de Hitler e também prevê a implantação de um novo governo após a morte do grande ditador. O coronel Claus adquire a confiança do grupo rebelde de oficiais e é encarregado de cometer o assassinato de Adolf Hitler. Ele coloca uma bomba numa maleta embaixo da mesa de Hitler em seu quartel-general na Prússia em 20 de julho de 1944. O plano, porém não foi muito bem feito, muitos desconhecimentos técnicos e primários fizeram o plano falhar, exemplo: o fato da mesa ser, o que salvou a vida do ditador, como também gerou a morte do coronel. O filme é baseado em fatos reais.

B)Os problemas começam desde do começo do filme quando o personagem principal perde membros do corpo e ai começa todo o plano,o desenvolvimento do plano, então depois de muitas coisas,eles botam o plano em execução,mas acontece um imprevisto,que acaba atrapalhando e muito a tentativa de matar Hitler e assumir o poder,e sem a morte dele o plano falha.

C)Depois do fracasso do plano eles são cercados numa sede do governo de Hitler por soldados e são fuzilado um por vez, assim tento o plano fracassado de uma vez,alguns se suicidam para não complicar sua família, Hitler não queria eles mortos,mas todos são mortos por não tinha capacidade de enfrentar Berlim.

D)Vou citar os mais importantes: Coronel Claus von Stauffenberg(Tom Cruise):O que botou o plano em pratica,após voltar da missão,personagem principal,com marcas deixadas pela a guerra,morre no final por fuzilamento.
General Henning von Tresckow (Kenneth Branagh):Fez parte da Operação,foi muito importante,mas ao saber da falha se matou, mas tomou a precaução de fingir que foi morto em combate para não prejudicar a família,era o
Major-General.
General Friedrich Olbricht (Bill Nighy):Um dos desenvolvedores da operação, foi uma das peças principais para a operação começar ele que trouxe Stauffenberg para o plano,foi um dos fuzilados,era general.
General Friedrich Fromm(Tom Wilkinson):Era um dos empregados do escritório e trabalhava para Stauffenberg e ouviu sobre o plano e não falou nada,tentou fugir das garras de Hitler,mas morreu.
Ludwig Beck (Terence Stamp):
oficial do estado-maior das forças armadas da Alemanha,caso a operação desse certo ele ia assumir o governo,foi fuzilado.Um dos mentores do plano.
Adolf Hitler (David Bamber):Era o mandante,mentor do nazismo,o ditador,era o culpado da segunda guerra mundial,todos os personagens acima queriam sua morte e construir uma Alemanha melhor e parar a guerra.

E)O filme conta muito bem uma das tentativas que quase deram certo,pena que não deu poderia ter evitado varias morte,mas enfim o filme é bem feito,com bons atores e bem dirigido,a história não teria outro fim já que é baseado em fatos reais.Vale a pena assistir e conhecer um pouco desse tempo de desgraça,matança e preconceito,mostra que nem todos eram a favor da ditadura de Hitler, e que ele tinha traidores até no seu próprio lado,mostra também como Hitler era ruim e suas formas de matar eram cruéis.
Trailer do filme:
Aluno:Paulo Cesar Barros 9ºD Nº42