Introdução

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos demonstrar como ocorreu a Segunda Guerra Mundial, as causas e os efeitos para as presentes e futuras gerações. Trataremos de citar os fatos ocorridos durante e após esse conflito, juntamente com as consequências do holocausto.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Antecedentes da Segunda Guerra


 Europa antes da 2ª Guerra Mundial: A Europa antes da guerra, enfrentava uma crise econômica muito grande também chamada de grande depressão, talvez o principal causador da 1ª Guerra Mundial.

A crise de 1929 atingiu primeiramente os EUA, estendendo-se em seguida a todo o mundo capitalista.  

A rápida propagação da crise na Europa deveu-se principalmente à retirada de capitais, já que os bancos americanos, desde a 1ª Guerra, faziam importantes investimentos na Europa e, além disso concediam importantes empréstimos, para que os países europeus investissem na reconstrução do seu país e na defesa contra países socialistas.

Com essa crise os EUA diminuíram seus capitais para  Europa, o que causou muita preocupação no continente europeu. Vários bancos, principalmente da Alemanha, da Áustria e da Inglaterra faliram,o mesmo aconteceu com empresas que necessitavam desse investimento americano para sobreviverem.

Esta crise não só atingiu pessoas pobres como também as ricas,causando um grande prejuízo.

As classes médias foram afetadas pela multiplicação das falências no comércio, no artesanato e na indústria. A própria burguesia foi afetada por numerosas falências. Os camponeses ficaram arruinados e os operários no desemprego.

A crise de 1929 foi a mais importante crise que atingiu a sociedade capitalista que na época concentrava grande capital.



Carlos Américo e Victor Ary  9ºD

Tratado de Versalhes





O Tratado de Versalhes: foi um tratado assinado que tinha como objetivo a paz entre os paises europeus, logo após o termino da 1ªGuerra Mundial. A Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, assim sendo obrigada a cumprir várias exigências que envolviam sua política, economia e militarmente. Estas exigências foram criadas e exigidas pelo os vencedores da guerra que dos países principais eram  França e Inglaterra. Por causa deste tratado a nação da Alemanha aceitou, mas não cumpriu todas as exigências exploradas pelos países vencedores,a Alemanha queria revanche contra eles,como estava abalada economicamente pela a guerra e ainda por cima ter que pagar uma indenização de grande valor econômico para aqueles que ganharam a guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo ocasionando assim, alguns anos depois, o início da 2ª Guerra Mundial.

Algumas exigências impostas à Alemanha pelo Tratado de Versalhes:

- reconhecimento da independência da Áustria
- devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França;
- devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental;
- as cidades alemãs de Malmedy e Eupen passariam para o controle da Bélgica;
- a província do Sarre passaria para o controle da Liga das Nações por 15 anos;
- a região da Sonderjutlândia deveria ser devolvida à Dinamarca
- pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhões de marcos.
- proibição de funcionamento da aeronáutica alemã
- a Alemanha deveria ter seu exército reduzido para, no máximo, cem mil soldados;
- proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados;
- redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;

 Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/tratado_de_versalhes

Alunos: Paulo César e Renan Sampaio 9ºD