Introdução

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos demonstrar como ocorreu a Segunda Guerra Mundial, as causas e os efeitos para as presentes e futuras gerações. Trataremos de citar os fatos ocorridos durante e após esse conflito, juntamente com as consequências do holocausto.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conhecendo Hitler


Adolf Hitler, apesar de ser ditador da Alemanha, nasceu em 1889 na Áustria, filho de Alois Hitler e de Klara Poezl.

Na Primeira Guerra Mundial alistou-se voluntariamente para o exercito bávaro, Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura. Depois da demobilização desse mesmo exercito Hitler se juntou ao Partido dos Trabalhadores Alemão, que mais tarde, por sua vez se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão.

No Congresso de Viena, Hitler havia assimilado as idéias anti-semitas (contra os judeus) que, juntamente com seus longos discursos contra o Acordo de Paz de Versalhes e o marxismo, encontraram terreno fértil em uma Alemanha que estava humilhada pela derrota na primeira grande guerra mundial. Com tudo isso chegou a ser muito popular no meio dos alemães que acreditavam em sua palavra de erguer a Alemanha.

Em 1929, Adolf Hitler ganhou um grande fluxo de adeptos, de forma que, ajudado pela violência contra inimigos políticos, seu partido cresceu. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, com isso o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo em 1933.

Hitler criou uma ditadura uni partidária e no ano seguinte eliminou seus rivais na "noite das facas longas". Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Com isso, houve então o rearmamento, indo contra o Tratado de Versalhes. Em 1936 deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich, ou seja, a anexação com a Áustria em 1938 e a tomada da então Tchecoslováquia.   

O ditador firmou o pacto de não-agressão da Alemanha a URSS (pacto nazi-soviético) com Stalin, a fim de invadir a Polônia, mas quebrou-o ao atacar a Rússia em 1941. A  invasão alemã à Polônia precipitou a Segunda Guerra Mundial.

Hitler seguia táticas "intuitivas", indo contra conselhos de especialistas militares, e no princípio obteve vitórias maciças. Em 1941, assumiu o controle direto das forças armadas. Como o curso da guerra mostrou-se desfavorável à Alemanha, decidiu intensificar o assassinato em massa, que culminou com o extermínio de grande parte de judeus.

Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto, teve seu fim anunciado no dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França durante a  Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em Oswiecim, no sul da Polônia. No local, o mais conhecido campo de concentração mantido pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas, em sua maioria judeus, morreram nas câmaras de gás, de fome ou por doenças.

Ainda em 1945, quando o exército soviético invadiu Berlim, Hitler se casou com a amante, Eva Braun. Há evidências de que os dois cometeram suicídio e tiveram seus corpos queimados em um abrigo subterrâneo também em 1945.

 Carlos Américo e Victor Ary 9ªD 

bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler