Introdução

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos demonstrar como ocorreu a Segunda Guerra Mundial, as causas e os efeitos para as presentes e futuras gerações. Trataremos de citar os fatos ocorridos durante e após esse conflito, juntamente com as consequências do holocausto.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os Horrores da Segunda Guerra




Os nazistas eram anti-semitas. Eles odiavam judeus e queriam eliminá-los para garantir a superioridade da raça ariana.Os judeus foram enviados aos campos de concentração achando que iriam para trabalhar para a Alemanha nazista, mas na verdade seriam mortos, que no total somavam mais de 6 milhões. O mais famoso campo de concentração foi o de Auschwitz , localizado na Polônia onde eram mortos 6 mil pessoas por dia,  também tiveram o Treblinka e Sobibor. Não foram somente os judeus que foram perseguidos. Homossexuais, ciganos, russos, sérvios e religiosos pacifistas também sofreram perseguições e passaram fome. Esse ato dos nazistas foi chamado de “Solução Final” para que houvesse o extermínio de centenas de judeus e pessoas inocentes.

Nos campos de concentração as pessoas eram organizadas em duas filas, um delas com velhos, doentes e crianças que iam direto para as câmaras de gás. Mas estas pessoas achavam que estavam se dirigindo a banheiros para tomar banho e quando todos se reuniam em um galpão eram lançados gases que matavam imediatamente os inocentes.Os prisioneiros eram obrigados a andarem nus ou com pouca roupas, as mulheres eram violentadas constantemente, e as condições dos locais eram muito precárias.

- Segue aqui algumas imagens tenebrosas dos horrores que a guerra trouxe para muito inocente, e depois um vídeo falando sobre o mesmo.

 
Incinerador:
Alunos: Paulo César e Renan Sampaio 9D

Ceará na Segunda Guerra


O Ceará pouco contribuiu na guerra, mas fez algumas coisas como o acordo de Washington que pedia o apoio do Brasil e de outros países da America latina. Na capital cearense, Fortaleza,implantaram uma base militar americana,que atraiu bastante a população e assim incentivando os cearenses a fazer protestos contra o nazismo,o Ceará contribui para a segunda guerra mandando alguns navios para tentar combater o eixo do mal que se encontravam-se disponíveis em sua frota,mas infelizmente foram afundados. Existe alguns rumores que o Ceará participou de uma forma mais intensa na guerra,porem não temos certeza.

 Alunos: Paulo César e Renan Sampaio 9D

Brasil na Segunda Guerra

A participação do Brasil na segunda guerra mundial foi considerada satisfatória na época, o Brasil era meio indeciso na época da guerra que tinha o governo de Getulio Vargas ,porque o Vargas adotava a política neo-nazista, mas ao mesmo tempo pedia dinheiro emprestado ao Estados Unidos da America que era aliado as nações democráticas.Quando os ataques norte-americanos começaram na guerra o EUA já havia emprestado 20 milhões para a construção da usina de Volta Redonda,assim forçando o Brasil entrar na guerra,inicialmente os navios enviados a guerra foram afundados pelo os submarinos alemães gerando protestos no nosso país.Após declarar e guerra contra os alemães e italianos,organizaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB),depois de um ano as tropas foram enviadas as guerras com o auxilio da Força Aérea Brasileira (FAB). Principal ação brasileira aconteceu na organização da campanha da Itália, indo para combate junto aos EUA. Dos 25 mil soldados enviados,morreram 943 homens um resultado considerado bom.

Alunos: Paulo César e Renan Sampaio 9D

"Cartas de Stalingrado"

                                                                                   

O poema de Carlos Drummond de Andrade, “Cartas de Stalingrado”, faz uma critica á  invasão da Alemanha a Stalingrado.
Carlos Drummond de Andrade conta em forma de versos, as várias parte da batalha de Stalingrado, mostrando o sofrimento das pessoas, e as fases da guerra, criticando várias ações lá feitas.
A grande resistência do povo de Stalingrado foi o motivo mais denso e vibrante, que o poeta conseguiu tirar sua inspiração para escrever o poema que mais canta a época do socialismo.
Depois de associar os telegramas que chegavam da Rússia, Carlos Drummond ultrapassa a exaltação dos feitos militares da cidade russa, e exalta a resistência dando sinais de uma nova ordem histórica. 

Carlos Américo e Victor Ary 9ªD

Avanço da Guerra


Os últimos anos da 2ª Guerra Mundial foram marcados por muita destruição e também pelo avanço do eixo (Alemanha, Itália e Japão), começou com o avanço da Alemanha sobre a Dinamarca e Noruega. Invadiram a Bélgica e os Países Baixos com a intenção de facilitar sua entrada no território francês. Em 14 de junho de os exércitos de Hitler invadiram a França e as tropas nazistas tomaram a cidade de Paris. Preocupado, o governo francês decidiu ficar em seus territórios com o objetivo de defender a população civil.

O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. 

Ocorreram uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Devido a entrada dos Estados Unidos do lado dos aliados, que ganharam força nas frentes de batalhas.

Durante 57 dias, os ingleses sofreram duras perdas, por conta dos  ataques devastadores realizados pela força aérea alemã na Segunda Guerra Mundial.O bombardeio intensivo ao Reino Unido durou de 7 de setembro de 1940 até 10 de maio de 1941. E ficou conhecida como a Batalha da Inglaterra.

Interessado pelas riquezas União Soviética, Hitler passou por cima do trato firmado com Stálin e desfechou uma violenta ofensiva contra a União Soviética. Os soviéticos adotaram a antiga tática, que consistia em ceder espaço, destruindo antes tudo aquilo que podia ser útil ao adversário . Na cidade de Stalingrado, aconteceu uma das batalhas mais importantes e violentas da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado em 1943 . Os soviéticos quebraram o mito da invencibilidade nazista, obrigando os alemães à sua rendição. 

Carlos Américo e Victor Ary 9ªD

http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

Eclosão da guerra e os seus primeiros tempos


Tudo começou quando Hitler decidiu atacar a Polônia em 1939 no dia 1° de setembro, o motivo alegado pelo líder alemão foi de que os alguns soldados do exército comum Polonês, teria invadido território alemão e aberto fogo, os alemães queriam justificar o começo da guerra com um ataque forjado com francos-atiradores poloneses á emissora de radio Gleiwitz que fica perto da Polônia, mas o ataque não passava de um mentira.
. Mais tarde Hitler anunciou que começara a revidar os tiros recebidos e as bombas, ele afirmou com a seguinte frase: “revidaremos bombas com bombas” Mal ele acabou de pronunciar estas palavras, os parlamentares pularam de suas cadeiras aos gritos de "Heil Hitler".

Inicialmente, as preocupações não eram tão fortes, porque o Exército alemão derrotou a Polônia em pouco mais de seis semanas. Em 1940, chegou a vez da ocupação da Dinamarca e da Noruega. No dia 10 de maio, as tropas da Alemanha atacaram o bloco econômico atualmente conhecido como BENELUX: Bélgica, Holanda e Luxemburgo e depois também a França.
No dia 21 de junho, negociadores franceses assinaram um acordo de trégua. Exatamente seis semanas e três dias após seu início, a Blitzkrieg que foi chamada de “guerra relâmpago” terminava no oeste da Europa. Hitler era celebrado como o "maior comandante de todos os tempos". Sua popularidade nessa época era enorme e autoritária.
                                                         Alunos: Paulo César Barros N 42 e Renan Sampaio N 46 9D
Sites: http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm