Os últimos anos da 2ª Guerra Mundial foram marcados por muita destruição e também pelo avanço do eixo (Alemanha, Itália e Japão), começou com o avanço da Alemanha sobre a Dinamarca e Noruega. Invadiram a Bélgica e os Países Baixos com a intenção de facilitar sua entrada no território francês. Em 14 de junho de os exércitos de Hitler invadiram a França e as tropas nazistas tomaram a cidade de Paris. Preocupado, o governo francês decidiu ficar em seus territórios com o objetivo de defender a população civil.
O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
Ocorreram uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Devido a entrada dos Estados Unidos do lado dos aliados, que ganharam força nas frentes de batalhas.
Durante 57 dias, os ingleses sofreram duras perdas, por conta dos ataques devastadores realizados pela força aérea alemã na Segunda Guerra Mundial.O bombardeio intensivo ao Reino Unido durou de 7 de setembro de 1940 até 10 de maio de 1941. E ficou conhecida como a Batalha da Inglaterra.
Interessado pelas riquezas União Soviética, Hitler passou por cima do trato firmado com Stálin e desfechou uma violenta ofensiva contra a União Soviética. Os soviéticos adotaram a antiga tática, que consistia em ceder espaço, destruindo antes tudo aquilo que podia ser útil ao adversário . Na cidade de Stalingrado, aconteceu uma das batalhas mais importantes e violentas da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado em 1943 . Os soviéticos quebraram o mito da invencibilidade nazista, obrigando os alemães à sua rendição.
Carlos Américo e Victor Ary 9ªD
http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/